As lojas do comércio de rua de Bom Jesus da Lapa amanheceram fechadas nesta quarta-feira(20) por causa do decreto que suspende o funcionamento desses estabelecimentos. A suspensão, anunciada pelo prefeito da capital baiana da Fé, Eures Ribeiro, é uma medida de prevenção contra o novo coronavírus, após confirmação do primeiro caso da doença no município.
As principais avenidas da cidade, que costumam ter uma grande movimentação de pessoas por causa do grande comércio que comporta, amanheceram vazias.
Inicialmente a medida valerá por oitos dias, para que a Secretaria Municipal de Saúde rasteei onde a paciente com o vírus circulou na cidade.
O novo decreto permite apenas o funcionamento de estabelecimentos considerados essenciais. Entre as determinações estará a suspensão dos Salões de beleza; Academias de ginásticas e similares, Clubes recreativos, espaços de festas ou qualquer estabelecimento que possibilite a aglomeração de pessoas, Eventos e atividades desportivas, Passeatas, Eventos particulares, além da proibição do transporte alternativo intermunicipal e municipal.
A medida, no entanto, não se aplica a supermercados, farmácias e serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e estabelecimentos similares.
Além disso, está determinada a utilização de máscaras pela população nos ambientes em circulação externa, bem como no trânsito. Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, bem como as instituições públicas ou privadas, poderão restringir o atendimento ao público, de modo a exigir o uso da máscara.
De acordo o prefeito Eures Ribeiro, está proibido todo tipo de atividade que física pelas vias públicas, e a prefeitura deverá fazer ainda essa semana a limpeza e desinfecção de espaços públicos da cidade.
Outras medidas podem ser vistas aqui.
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.