A secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) de Bom Jesus da Lapa foi acionada nesta terça-feira(30) para atender um pedido de retirada de enxame de abelhas, em cima de uma árvore que fica dentro da área da Unidade de Saúde do bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa.
A solicitação foi feita, depois que moradores, pacientes e crianças afirmarem que foram atacados por abelhas no local.
A colmeia foi identificada como uma espécie africanizada (um híbrido entre a europeia e a africana), considerada muito agressiva, obrigando a realização da captura no final da tarde, horário indicado pelo fiscal Ambiental Clyff Carvalho, e o especialista José Augusto do Projeto ApisMelipo do IF Baiano, que fizeram o trabalho, depois que Secretário da SEMEIA, Lúcio Flávio, isolou a área. Por medida de segurança, recomendou que motoristas e pedestres evitassem andar nas ruas do entorno da feirinha do João Paulo II no horário da captura.
Para a realização da captura, os profissionais usaram roupas especiais antes de começar a remoção.
Segundo os especialistas, a colmeia devia ter de 100 mil a 200 mil exemplares. “Recolhemos grande parte das abelhas e vamos entregá-las ao projeto do ApisMelipo do IF Baiano”, informou José Augusto.
De acordo a SEMEIA, a orientação para as pessoas é não chegar próximo ao enxame e não jogar qualquer tipo de produto. “Não é recomendado chegar perto dos insetos, nem jogar veneno. O correto é acionar o técnico por meio do órgão responsável que é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, ressalta.
Perigos
A picada de abelha para pessoas alérgicas pode ser muito perigosa, principalmente porque muitas não reconhecem os sintomas da alergia. Segundo um especialista consultado pela nossa redação, as reações alérgicas são individuais e fica muito difícil de mensurar a reação da pessoa sem que ela não tenha tido um contato prévio com o inseto. E existem situações em que a pessoa simplesmente irá sentir dor no local da picada e outras que podem evoluir com choque anafilático e inclusive à óbito, alerta.
Afirma que o inchaço no local da picada pode muitas vezes não ser alergia, apenas uma reação local. E se a pessoa já tem alergia a poeira, a medicação, pode ser que já tenha uma pré-disposição a ser alérgico e tem de ter o cuidado redobrado e caso algo aconteça, ir para o médico.