Após a criação do Plano de Ação Emergencial, autoridades voltam a visitar as áreas próximas ao rio São Francisco no município de Bom Jesus da Lapa, a Defesa Civil Municipal e Estadual e militares da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa voltaram a visitar diversas áreas próximas ao São Francisco para monitorar a situação, e verificar se o rio estava causando necessidade de restirada das pessoas ou de animais das ilhas da Canabrava e Banco do Jogo, interior do município.
Durante a operação, realizada na manhã desta quinta-feira(12), com o apoio da Defesa Civil do Estado, foi monitorado a situação da Ilha da Canabrava, pela segunda vez, e a Ilhas do Banco do Jogo.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa, Allan Miranda, foi verificado que ainda não há necessidade de deslocamento dos moradores na Ilha da Canabrava. Já na ilha do Banco do Jogo por ser mais baixa já ocorreu alagamentos mas os moradores tem residência fixa na sede do município não havendo necessidade de deslocamento para abrigos do município.
O Coordenador destaca ainda, que de acordo com boletins emitido pelos órgãos que acompanham os níveis e vazão do São Francisco, tudo indica que já nesse final de semana o mesmo começa a estabilizar e baixar para níveis menores.
O nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, teve a primeira cheia no final de janeiro de 2020, chegando em 7,33 metros acima do normal, devido às chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais. Já essa segunda cheia, que já chega a 7,89, começou após a abertura parcial das comportas da Usina de Três Maria no final de fevereiro.
A Defesa Civil do Estado, que está com uma base de apoio em Bom Jesus da Lapa para acompanhar a cheia do rio na região, destaca que a atenção deve ser redobrada e qualquer sinal de emergência, as famílias devem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, pelo número: (77) 99991-0574, para que as providência sejam tomadas de imediato.