Alunos da rede estadual de Bom Jesus da Lapa conhecem o Distrito Formoso e apresentam projeto de energia renovável por meio dos resíduos da banana

0
GrupoSCosta-350x250px

Na última semana, mais um grupo de estudantes, desta vez do Colégio Monsenhor Turíbio Vilanova de Bom Jesus da Lapa,  estiveram visitando o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, considerado como uma referência nacional na produção de banana. Lá  apresentaram ao  Distrito de Irrigação Formoso (DIF), o projeto: Energia Renovável por meio dos Resíduos da Banana.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelos  estudantes Gleison Ribeiro Gomes, Breno Ítalo de Souza Silva, Eduardo de Almeida Bezerra, Thiago de Souza Silva e  Henrique Emanuel Ribeiro da Silva, sob a orientação da professora Eliane de Souza Falcão,  e    tem por base a geração de energia renovável por meio dos resíduos da banana no Perímetro do Projeto Formoso, no município Bom Jesus da Lapa. Com isso, investiga-se a viabilidade técnica e econômica da utilização dos resíduos da banana na produção da energia renovável, avaliando o potencial energético dos resíduos, e as tecnologias disponíveis para sua transformação.

O processo tem como fundamento a energia gerada a partir da biomassa, através da combustão dos resíduos, gerando assim, energia limpa, alternativa, e de baixo custo para os produtores.

Os alunos foram recebidos pelo  Gerente Executivo do DIF pela responsável do setor de Recursos Humanos.

Os custos com energia elétrica  representam uma parcela significativa das despesas na produção das frutas. Por isso, ideias e alternativas que possibilitem economia nos custos, com a produção e uso de uma energia mais barata, limpa e sustentável conta com o apoio do DIF.

Assessoria de Comunicação DIF