A situação crítica da BA 160 tem sido um problema frequente na vida das pessoas que precisam usar essa via. Em Bom Jesus da Lapa, município localizado na região do oeste do Estado, moradores de 19 comunidades, de maioria delas Quilombolas, convivem com essa situação há aproximadamente quinze anos.
Aguardando o cascalhamento, a estrada voltou a ser tema de debate na Câmara de Vereadores, na sessão da última quinta(21), depois que o vereador Romeu Thessing(PCdoB), apresentou um requerimento solicitando a recuperação da referida via, que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada, que foi aprovado pelos edis.
Justificando o pedido, o vereador relembrou que o Estado já tem mais de 10 anos de descaso com a BA 160, que segue causando prejuízos e colocado em risco vida de centenas de famílias que diariamente trafegam pelo local, que é a principal via de acesso de mais de 19 localidades, sendo um problema frequente na vida das pessoas que precisam usar essa via, e também por profissionais liberais como médicos, agentes de saúdes, professores e profissionais do SAMU.
Thessing ainda frisou, que a BA 160 dá o trafego a assentamentos com mais de 900 famílias, entre eles Cariacá, Cochos, Ribeirinho, Fruticultura, Renascer, Batalha Sede, Batalhinha, Vila Martins, Brasileira, Rio das Rãs I e Rios das Rãs II em Bom Jesus da Lapa.
E que em função do descaso, sem nenhuma manutenção, a via já foi considerada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores estradas do Brasil.
Durante a fala, o vereador Davi Arcanjo(PT), um dos principais representantes da região dos quilombos, e que está acompanhado o andamento do processo, afirmou que já foi dada a ordem de serviço, e a empresa que ganhou a licitação já foi nas comunidades e que deverá iniciar as obras nas próximas semanas.
Os vereadores lamentaram o descaso do governo, que depois de mais de 10 anos sem olhar para a via, vai cascalhar uma BA 160 que era asfaltada. “É sem sentido. O povo dessa região sempre apoiou os governos do PT, lutam há muitos anos para ter o direito de ir e vir com dignidade, de governos que só prometem e não cumprem”.
A licitação para o cascalhamento de 65,5 km da via, já teve dada a ordem de serviço para a empresa Emprege Construtora Ltda, ganhadora da licitação, iniciar o serviço. A população cobra urgência no início da obra, já que os trechos da via onde foi feito o patrolamento só piora, ficando intrafegável sempre que chove.