“Aguardando o cascalhamento”, a BA- 160 continua causando transtornos aos moradores de comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

632855b8-0a54-47c5-a7ea-550f5fb0578eHá mais de 10 anos o  descaso com a BA 160 segue causando prejuízos e colocado em risco  vida de centenas de famílias que diariamente trafegam pelo local, que é a principal via de acesso de mais de 19 localidades, a maioria quilombolas em Bom Jesus da Lapa.

Nesta quinta-feira(21), os moradores voltaram a entrar em contato com a redação do site Noticias da Lapa, para denunciar mais uma vez o  descaso. Mostrando através de um vídeo, o ônibus que faz linha, saindo  da comunidade de Vesperina, interior de Palmas de Monte Alto, para Bom Jesus da Lapa, com dificuldade para passar em um dos atoleiros da  BA – 160. Obrigando todos os passageiros a descerem do veículo.

Os moradores cobram do Governo da Bahia, Rui Costa, o inicio do cascalhamento, já que o mesmo  garantiu, de forma emergencial, até o final de 2018 fazer a obra. No entanto as comunidade continuam sofrendo com a situação. “Esse cascalhamento é o mínimo, já que o certo seria o asfalto, mesmo assim está difícil. A licitação já foi feita, e esperamos do governado maior compromisso com a nossa situação, que é de sofrimento. Estamos aguardando o cascalhamento”, disse.

E lembram ainda, que não  é  primeira vez que as populações quilombolas passam por isso, quando precisam viajar para Bom Jesus da Lapa. Já que por dois momentos, os ônibus quase tombou na BA – 160, em função das condições da via, que fica pior toda vez que chove na região(relembre aqui).

Com cerca de 150 km de extensão, o  trecho da estrada entre o município de Bom Jesus da Lapa e Malhada, que liga  a diversas comunidade, maioria delas quilombolas, tem sido motivo de constantes reclamações por parte da população da região, em especial dos moradores do Rio das Rãs, que tem denunciado com frequência  a falta manutenção da estrada por parte do Governo do Estado, responsável pela rodovia. E a licitação  para a contratação de uma empresa especializada para o cascalhamento de 65,5 km da via,  é fruto  das cobranças.

O resultado e homologação da licitação foi publicado no Diário Oficial do dia 8 de fevereiro. E a empresa vencedora foi a  Emprege Construtora Ltda, que apresentou o menor preço, de  R$ 738.279,30.

Veja o vídeo: