O nível do Rio São Francisco continua subindo na região de Bom Jesus da Lapa e vazão pode dobrar nos próximos dias. É o que aponta a informação divulgada pela 2ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf.
De acordo com o Órgão do Governo Federal, nesta semana, em dois ou três dias, a vazão do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa pode dobrar. A previsão da Codevasf é de que aumente de 2800m3/s para 5300 m3/s.
Vazão é o volume do escoamento da água. E como quase dobrará em pouco tempo, pode causar prejuízos em toda a extensão do São Francisco, principalmente nas áreas mais baixas, próximas ao nível rio.
A estimativa é de que este nível seja superior ao medido em janeiro deste ano. Por isso o alerta para boiadeiros e ribeirinhos que devem redobrar a atenção, pois as lagoas já estão cheias.
Desde o início de 2020 que o aspecto do Rio São Francisco vem mudando na região de Bom Jesus da Lapa. Visto de cima da ponte Gercino Colho, o Velho Chico se apresenta cheio, bem diferente do que se verificou no início do ano passado, quando o rio chegou aos 4 metros, mas baixou rapidamente, chegando ao nível mais crítico já no final de janeiro daquele ano.
A cheia do São Francisco esse ano tem sido diferente e surpreende até os ribeirinhos que já convivem há muitos anos na região. Considerando que nos primeiros dois meses a dinâmica do rio tem se comportado de forma atípica, chegando a mais de 7 metros no início de fevereiro, e mesmo o nível recuando mais de 2 metros, a vasão vem se mantendo acima da média histórica para o período.
E para a alegria da maioria moradores e preocupação de alguns, o Velho Chico voltou a subir novamente no início da semana, marcando na segunda-feira(02), 5,06 metros acima do normal. Já no final da começo da manhã desta sexta-feira (06), o nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa marcou 6,30 metros, mostrando que o rio aumentou 1, 24 metros desde o começo da semana.
Já na cidade de Malhada, distante 148 km de Bom Jesus da Lapa, na divisa do Estado com Minas Gerais, onde o leito do rio é mais largo, o São Francisco também continua subindo. O rio está com 5, 53 metros acima do normal, conforme a conta registrada na manhã de hoje.
O aumento do nível do São Francisco na região é resultado das chuvas que têm atingido de forma mais intensa ou mais branda na atual temporada de inverno, toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco, das regiões central e norte de Minas Gerais e oeste da Bahia e agora pela abertura das comportas da Barragem de Três Marias, o que não acontecia há oito anos.
A orientação das autoridades para quem mora às margens ao rio é ficar em alerta para evitar surpresas que possam causar prejuízos materiais e a vida das pessoas.
Clique na página do site Notícias da Lapa e receba conteúdos exclusivos. Ou nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (77) 99834-7559.