De forma presencial, a 45ª Romaria da Terra e das Águas começa nesta sexta-feira (1/7), em Bom Jesus da Lapa, na região do Vale do Rio São Francisco. Sob o tema “Ouvir e caminhar juntos: somos povos da terra e das águas! E com o lema “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”. Lc 24, 15b, o evento – que termina domingo (3) – reúne trabalhadores e trabalhadoras rurais, comunidades tradicionais e movimentos sociais para expor as suas dificuldades, mas também partilhar experiências e conquistas na luta por terra, água e justiça.
Nesta edição, a romaria propõe como gesto concreto dos romeiros e romeiras, a doação de 1kg de alimento não perecível na Missa de Abertura, para serem doados às famílias em situação de vulnerabilidade econômica na região da Lapa.
Os três dias de evento contará com celebrações religiosas, debates nos plenarinhos com os temas centrais: Terra, Fé e Política, Crianças, Juventude e Rio São Francisco e outras Bacias; além das atividades culturais.
A Romaria da Terra e das Águas é uma realização das dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barra, Barreiras, Irecê, Caetité, Jequié e Arquidiocese de Vitória da Conquista, com a Comissão Pastoral da Terra, Caritas NE3, Conselho Indigenista Missionário – Regional Leste e organizações e movimentos populares.