A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM-BA) comemorou nesta sexta-feira, 15 de junho, 26 anos desde sua criação. Estabelecida em 1998, conforme estipulado pelo decreto estadual 7314/1998, a 2ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar foi transformada na 38ª Companhia Independente de Polícia Militar, localizada na região oeste da Bahia. A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo em 5 cidades desta microrregião.
A cerimônia em comemoração ao 26⁰ aniversário de criação da unidade foi realizada no auditório do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa.
Sediada em Bom Jesus da Lapa, a 38ª CIPM, atualmente comandada pelo Major PM Fabiano Matos Lemos, também atua nos municípios de Riacho de Santana, Serra do Ramalho, Feira da Mata, Sítio do Mato e Riacho de Santana. E a partir do mês de julho as cidades de Carinhanha, Malhada, Matina e Igaporã, todas no sudoeste da Bahia, passarão para jurisdição da 38ª CIPM.
Um aspecto distintivo da área de atuação da unidade é a diversidade de cenários, que vão desde as vastas áreas rurais com traços de Caatinga e Cerrado com orlas do Rio São Francisco e Rio Corrente, como nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. O contexto histórico e cultural das cidades, se destacam a religiosidade, turismo, festas, romaria, energia solar e a produção de banana, são elementos marcantes que caracterizam a região.
Atualmente, a unidade conta com cerca de 150 policiais militares. O efetivo da unidade é composto por boa parte de moradores locais, o que fortalece o sentimento de pertencimento e dedicação ao serviço por parte desses valorosos profissionais.