A 2ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizada em Bom Jesus da Lapa (BA), teve sua área de atuação expandida pelo governo federal através da Lei 14.053/2020, que além da região oeste da Bahia, vai atuar agora desde o extremo sul da Bahia, abrangendo as cidades de Medeiros Neto, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, chegando a Ilhéus, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, alcançando toda região sudoeste, sul e extremo sul.
A superintendência atuava em 88 municípios da região oeste do Estado, promovendo o desenvolvimento da bacia do Rio São Francisco, explorando sustentavelmente os recursos naturais para estruturar as atividades produtivas, que visa ao crescimento da economia e diminuição das desigualdades sociais.
A nova área, que deverá receber as ações da Codevasf, compreende agora 215 municípios, correspondendo a mais da metade do estado da Bahia. Regiões que receberão os benefícios implantados pela Codevasf em ações de revitalização, infraestrutura de abastecimento de água, saneamento, irrigação e atividades produtivas, gerando mais oferta de emprego e o aumento da renda, na busca do desenvolvimento regional.
Novos desafios
Para o Superintendente da 2ª SR em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, a expansão da área de atribuição da Codevasf é fruto do trabalho do órgão aos longo dos anos, que cada vez mais tem ganhado visibilidade e apoio do Congresso.
– É bom lembrar, que a Codevasf ao logo da sua história, ela foi uma empresa voltada, especificamente, para atender as necessidades do Vale do São Francisco, e também, o Vale do Parnaíba, ou seja, regiões voltadas para a questão da seca.
– A gente sempre atuou com sistema de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos, aguadas, pequenos sistemas de abastecimentos de água, ou seja, uma grande quantidade de ações que a gente faz para atender esse público daqui. E a partir de agora, a gente entra numa área pouco conhecida da empresa e com a empresa sendo desconhecida para aqueles cidadãos daquelas comunidades que lá estão.
De acordo o Superintendente, diante da ampliação, a 2ª Superintendência Regional da Codevasf, já foi autorizada a abrir um novo escritório, que será na cidade de Vitória da Conquista. “Entendemos que até julho nós inauguraremos esse escritório em Vitória da Conquista, devido uma série de fatores, principalmente pela questão de logística. Considerando que Vitória da Conquista é uma cidade polo, e tem uma grande estrutura, como aeroporto, tem a BR 116, facilitando o acesso para outras localidades”, e continuou: Mas antes disso, nós pretendemos fazer várias audiências públicas, para apresentar a empresa aos novos municípios que desconhecem a atuação da Codevasf. Então, vamos eleger cidades polos para a gente reunir com a sociedade, prefeitos, vereadores, juízes e sociedade em geral, para que a gente possa chegar da forma mais positiva possível, fazendo parcerias, e assim mostrar o nosso trabalho”.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.