20º BBM avalia situação de abelhas transitórias em casa de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Por duas vezes, nesta terça-feira (16), o 20º BBM avaliou a situação de uma casa que registrou abelhas transitórias, em Bom Jesus da Lapa. Os insetos não estavam mais no local nas duas ocasiões.

Ocorrências desse tipo, diferente de colmeias fixas, que podem ser removidas de um local para outro, carecem do tempo natural para que as abelhas deixem o lugar em que se instalaram por conta própria.

Intervenções prematuras podem resultar em riscos, como o próprio extermínio, incidentes graves ou até mesmo a dispersão das abelhas para localidades próximas. Soma-se a essa situação, o manejo mais complexo do caso, que carece de equipamentos de igual característica.

A recomendação para casos de abelhas transitórias, inicialmente, tendo em vista o ciclo natural da ocorrência, é procurar abrigo em um local seguro, eliminando o risco de incidentes.

O 20º BBM se mantém à disposição, diariamente, para dar a melhor orientação para cada caso e vai estabelecer diálogo com os órgãos ambientais locais, que têm igual reponsabilidade, visando gerenciar todas as situações relacionadas à fauna de forma adequada e responsável, especialmente em ambientes privados.