Prefeitos, gestores e técnicos da Secretaria da Educação (SEC) e da Secretaria da Saúde (Sesab) se reuniram nesta segunda-feira (8) para dar continuidade à criação de um protocolo de volta às aulas na Bahia. O encontro liderado pelo secretário Jerônimo Rodrigues (SEC) e pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, aconteceu na sede da entidade.
“Estamos trabalhando para qualificar o protocolo geral. Há um consenso de que queremos voltar ao processo de aprendizagem, que inicialmente será híbrido, com Tempo Escola e Tempo Casa, mas isso só poderá ser feito quando os indicadores de saúde estiverem mais favoráveis”, afirmou Rodrigues.
De acordo com o secretário, o protocolo formulado será ainda discutido com a sociedade, envolvendo as famílias, os órgãos de controle e outras entidades – que o secretário não mencionou quais. Nesta segunda, os superintendentes Manuelita Brita e Manoel Calazans, da SEC, apresentaram uma síntese do que já foi construído em consenso com os diferentes sujeitos da Educação e os pontos ainda em aberto. O que existe de acordo a respeito do documento, até então, é a adoção do ensino híbrido conforme a realidade de cada unidade escolar, com e sem mediação tecnológica.
A primeira reunião sobre o assunto, envolvendo Estado e prefeitos dos municípios baianos, aconteceu na última sexta-feira (5). Novas reuniões estão marcadas para o decorrer desta semana.
As aulas estão suspensas desde março do ano passado, quando foi declarado estado de pandemia do novo coronavírus. No último sábado (6), o governador Rui Costa renovou o decreto que suspende aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em todo o estado, além de shows e atividades com público superior a 200 pessoas.
(Informações do Bahia.ba)