Os problemas do Judiciário baiano podem ser temas de um debate entre os candidatos ao Governo do Estado, a partir de uma proposta da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). O presidente da entidade, Luiz Viana, encaminhará a proposta nesta segunda-feira (20) para ser realizada na sede da OAB.
Viana afirma que os candidatos a governador precisam apresentar alternativas para a crise na Justiça baiana. Para Luiz Viana, o assunto impacta em toda a sociedade. “A gente acaba chegando a uma eleição como essa, onde serão eleitos de presidente a deputado estadual, e não se discute isso. Quero trazer os candidatos pra saber o que eles pensam do Judiciário. Porque é impressionante como isso não está na pauta”, afirmou.
De acordo com relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) possui um déficit de 428 juízes e mais de 25 mil servidores. O mesmo relatório aponta que o TJ-BA possui a maior taxa de congestionamento de processos do país, com 83,9%. Em julho de 2017, o Tribunal aprovou a desativação de 33 comarcas de entrância inicial, no interior do estado. Estão na disputa os candidatos João Henrique (PRTB), Célia Sacramento (Rede), João Santana (MDB), José Ronaldo (DEM), Marcos Mendes (PSOL), Orlando Andrade (PCO) e Rui Costa (PT), que tenta a reeleição. (BN)