A novela global Segundo Sol aumentou o interesse dos turistas pela Bahia durante o verão, que tem início em 21 de dezembro. Escrita por Emanuel Carneiro, o periódico vendeu as belas praias, bem como regiões pouco exploradas da capital baiana, como o bairro Santo Antonio e a Gamboa de Baixo.
“Está trazendo aspectos da nossa cultura, como a música, através de uma trilha sonora muito representativa, com sons que marcaram época. Traz também ambientes de Salvador que passam despercebidos pela grande mídia, como o Santo Antônio Além do Carmo e o próprio Centro Histórico. Mostrou essa grande cosmopolita que é Salvador”, analisou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.
O setor hoteleiro também demonstra boas expectativas para o verão. Espera-se que haja um aumento de 10% no fluxo de movimentação do aeroporto, impactando toda a cadeia produtiva, sobretudo a ocupação hoteleira.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) e a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), os números no setor hoteleiro estão em constante ascensão.
Na projeção do presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, o setor hoteleiro deve atingir a casa dos 100% de ocupação durante as festas de final de ano. “Encerramos janeiro deste ano com 80,3% de ocupação. Para 2019, estamos pensando em 92%. O Réveillon [2017/2018] registrou ocupação no setor hoteleiro de 97%. Vamos conseguir conquistar esses 3% para fechar o próximo final de ano com 100%”, afirma. Bahia Econômica.