Na manhã desta sexta-feira (6), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), deflagrou a ‘Operação Mandado de Morte’, cumprindo oito mandados de busca e apreensão contra cinco policiais militares investigados por homicídios, fraude processual e possível formação de um grupo de extermínio.
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Nova Soure e foram cumpridos nos municípios de Cipó, Crisópolis, Paripiranga, Rio Real, Ribeira do Pombal e Serrinha, na Bahia, além de Simão Dias, em Sergipe. As ações contaram com a participação de equipes do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MP-BA, e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar do Estado da Bahia.
As buscas ocorreram em residências e nas sedes de unidades da Polícia Militar, como o 16º Batalhão em Serrinha, a 6ª CIPM de Rio Real e a 21ª CIPM de Cipó. Durante a operação, foram apreendidos armamentos, simulacros de armas, munições, celulares e outros materiais eletrônicos.
As investigações envolvem três policiais militares acusados de envolvimento na morte de Breno Murilo da Cruz Dantas e Ítalo Mendes da Silva, ocorridas em setembro de 2021, no município de Nova Soure. A princípio, o caso foi registrado como um confronto entre a polícia e os suspeitos, que teriam reagido à abordagem. No entanto, a investigação do MP-BA apontou indícios de execução sumária das vítimas, com a tentativa de alterar a cena do crime para simular um confronto armado.
Além dos três policiais diretamente envolvidos nas mortes de Dantas e Mendes, outros dois policiais estão sendo investigados por sua participação em uma série de homicídios na região, com circunstâncias semelhantes.
A operação visa desarticular práticas criminosas dentro das forças de segurança pública e reforçar o compromisso do Ministério Público e da SSP em garantir a integridade e a justiça, combatendo a corrupção e a violência policial.