Na noite de quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 1.067 pássaros silvestres amontoados em um carro, no Km 677 da BR-116, no trecho da cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. De acordo com a PRF, duas pessoas estavam no veículo e foram autuadas por crime ambiental.
A dupla foi encontrada em uma abordagem, quando os agentes solicitaram os documentos para consulta. Durante a fiscalização, os policiais fizeram uma revista no veículo e encontraram as aves, das espécies coleira, papa-capim, trinca-ferro, canário-da-terra e pássaro preto.
Os pássaros estavam aprisionados e amontoados em pequenas gaiolas e também em embalagens para guardar leite, em um local escuro e sem ventilação. Ainda segundo a PRF, os pássaros aparentavam sinais de maus tratos e má higiene.
A dupla confessou ter feito a captura das aves e disse que não possuía autorização e guia de transporte para criação. Os dois informaram ainda que lucrariam R$ 15 mil com a venda dos animais. Nove deles foram encontrados mortos.
As aves saíram da cidade mineira de Montes Claros e seriam levadas para Recife, capital de Pernambuco. Essa é a maior ocorrência de resgate de pássaros neste ano, conforme a PRF. No total, mais de três mil animais silvestres já foram resgatados este ano na Bahia.
Os animais resgatados foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e passarão por reabilitação, antes de serem soltos de volta à natureza.
Os suspeitos foram levados para uma delegacia, onde assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Eles poderão pagar multa de até R$ 5 mil por animal, além de um ano e seis meses de prisão.