Jerônimo afirma que decreto sobre força policial respeita a autonomia dos estados

0
Foto: Bahia.ba

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) é um dos nove governadores do Nordeste que assinaram uma carta do Consórcio Nordeste, expressando apoio ao decreto do Ministério da Justiça que regula o uso da força policial. O documento foi divulgado neste domingo (29) e reúne os novos gestores estaduais da região.

Em sua declaração, Jerônimo destacou que, assim como seus colegas, acredita que o decreto não compromete a autonomia dos estados, mas reafirma os valores de respeito à vida e à legalidade que já orientam o trabalho das forças de segurança. “Continuaremos a colaborar com o governo federal, investindo em tecnologia e inteligência para aprimorar o trabalho das nossas polícias”, afirmou o governador.

A carta também reforça que o uso de força letal pelas forças de segurança deve ser um último recurso, utilizado apenas em casos de legítima defesa para proteger vidas, sejam dos profissionais de segurança ou de terceiros.

O decreto trata do uso de armas de fogo e de instrumentos não letais, além de abordar abordagens, buscas domiciliares e a atuação dos policiais penais em presídios. Ele também atribui ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a responsabilidade de criar normas complementares, além de monitorar e implementar ações relacionadas.

Junto com Jerônimo, assinam o texto os governadores Paulo Dantas (MDB-AL), Elmano de Freitas (PT-CE), Carlos Brandão (PSB-MA), Rafael Fonteles (PT-PI), Raquel Lyra (PSDB-PE), João Azevedo (PSB-PB) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui