Hospitais de Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana  passam a atender só pacientes regulados

0
GrupoSCosta-350x250px
Reprodução

A partir da próxima segunda-feira (18), os hospitais estaduais de Feira de Santana, Barreiras, no extremo oeste, e Vitória da Conquista, no sudoeste, vão atender só pacientes regulados pelo Samu ou pela Central Estadual vindo de outros hospitais ou de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a mudança ocorrerá no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira, no Hospital Geral de Vitória da Conquista e no Hospital do Oeste, em Barreiras. A medida visa reorganizar o funcionamento devido aos hospitais terem alas exclusivas para atendimento a pacientes com suspeita e diagnóstico positivo de coronavírus (covid-19).

Assim, demandas que não tenham risco de morte – pacientes com código vermelho – devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou UPA. Conforme a pasta, mesmo com a mudança, as unidades continuarão na assistência na área clínica e em diversas especialidades. Ainda de acordo com a Sesab, as três unidades juntas terão 165 leitos dedicados à covid-19.

O Clériston Andrade e o Hospital do Oeste alcançarão, cada um, 60 leitos, sendo 50 de UTI e dez clínicos. Já o Hospital Geral de Vitória da Conquista terá 45 leitos, sendo 21 de UTI e 24 clínicos. (Bahia Notícias)