Governo da Bahia sanciona reajuste salarial para profissionais da Educação Básica

0
Banner
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou, na terça-feira (25), a lei que garante o reajuste salarial para os profissionais da Educação Básica da rede estadual em 2025 e 2026. O aumento, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na semana anterior, havia sido acordado entre o Governo da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) em março.

O reajuste de 6,27% será pago em maio, retroativo a janeiro, com o novo salário básico inicial de R$ 4.965,24, 2% acima do piso nacional. Também serão pagos os retroativos de janeiro e fevereiro. Em junho, será feito o pagamento das diferenças de março e abril.

Além disso, o acordo inclui avanços nas carreiras, como a certificação para professores e coordenadores pedagógicos, e a conversão da licença prêmio em valores financeiros para professores e coordenadores pedagógicos. Em 2026, será implementado o pagamento do Piso Nacional da Educação, conforme o valor que for fixado.

O reajuste se aplica também a coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.

ila Nova.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui