Após a Justiça suspender o decreto do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), que entregou a chave da cidade a ‘Deus’, o deputado estadual Sargento Isidório (Avante) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa (AL-BA) que entrega toda a Bahia à Santíssima Trindade. O projeto-resposta à decisão do desembargador Ivanilton da Silva em Guanambi, segundo Isidório, é parte de um questionamento da laicidade do estado.
“O que o prefeito de Guanambi fez foi um ato simbólico. Como o prefeito de Salvador faz todos os anos ao entregar a chave da cidade ao Rei Momo”, comentou Isidório. “Laicidade tem que ter isonomia. Tem que passar pelo gabinete do Supremo Tribunal Federal e do presidente da República. Esse decreto é um desrespeito a religião. Imagina se um desembargador manda arrancar os Orixás do Dique. Como ficaria o povo da matriz africana?”, falou.
No texto do deputado, à Santíssima Trindade ficaria a cargo da proteção e comando supremo espiritual da Bahia, com seus 417 municípios. “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” ainda anulariam no estado “todo pacto feito com principados, potestades e demais anjos do mundo tenebroso que compõem as forças espirituais malignas e maléficas que possam prejudicar o povo baiano”, segundo o projeto. (Bahia Noticias)