A previsão do tempo indica que, a partir deste sábado (23) até a próxima terça-feira (26), a Bahia será afetada por fortes chuvas. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 60 e 100 km/h. Esse cenário de chuvas intensas deverá começar a diminuir a partir de domingo (1/12), com a previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta também para o risco de deslizamentos de terra no extremo sul da Bahia, devido aos elevados acumulados de chuva previstos para este sábado (23). As pancadas de chuva podem ser de alta intensidade, aumentando o risco de deslizamentos, principalmente em encostas urbanas, e quedas de barreiras nas margens das rodovias.
No centro-sul e recôncavo baiano, a probabilidade de movimentos de massa é moderada, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas e fortes.
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) permanece em regime de plantão, monitorando a situação e trocando informações com as Defesas Civis municipais. A equipe está preparada para atender a população com rapidez, caso necessário.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta às chuvas e a evitar a exposição aos riscos, como queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível. Em situações de emergência, a população deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193).