As eleições para as prefeituras na Bahia prometem agitar o cenário político, especialmente na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com cinco deputados estaduais se candidatando a cargos executivos. Se algum deles for eleito, suplentes assumirão suas cadeiras no Legislativo.
Dentre os candidatos, Eures Ribeiro se destaca ao tentar um terceiro mandato como prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Vale do São-Franciscano. Eures já foi prefeito em 2012 e 2016 e foi vereador da cidade em 2004. Nesta corrida, ele enfrenta o atual prefeito Fábio Nunes (PT), Joãozinho Magalhães (PRD) e Patricia Assis (PMB).
Cláudia Oliveira, também do PSD, busca novamente a Prefeitura de Porto Seguro, onde já foi prefeita de 2012 a 2016. Ela concorre com Jânio Natal (PL), Alyson Montezano (Novo), Gabriella Borges (PSOL) e Luigi Rotunno (PSDB).
Outro deputado, Fabrício Pancadinha, está na disputa em Itabuna, enfrentando o atual prefeito Augusto Castro (PSD), além de Chico França (PL), Isaac Nery (PDT) e Cleonice Monteiro (Rede). Pancadinha foi vereador em 2020 antes de se tornar deputado estadual em 2022.
Raimundinho da JR tenta romper um ciclo de tentativas sem sucesso ao buscar a prefeitura de Dias D’Ávila, onde já tentou ser prefeito em 2016 e vice-prefeito em 2020. Ele enfrenta Alberto Castro (PSDB) e Jussara Nascimento (PT).
Além dos deputados estaduais, dois federais, Zé Neto e Waldenor Pereira, ambos do PT, estão na corrida pelas prefeituras de Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente.
A movimentação política promete trazer novas dinâmicas para o cenário baiano, com possíveis consequências para a composição da Alba, dependendo dos resultados das eleições.