As intensas chuvas que atingem a Bahia desde o último fim de semana deixaram pelo menos seis pessoas mortas e 3.700 alojados em todo o estado, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
A situação afeta 44 municípios, sendo 30 deles em estado de emergência, incluindo Ilhéus, Itororó, Santa Luzia e Feira de Santana, que enfrentam alagamentos.
Além dos desalojados, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas após perderem seus imóveis. A infraestrutura também sofreu danos, com estradas comprometidas. A Secretaria de Infraestrutura do Estado informou que equipes estão trabalhando para reparar os danos.
Entre as estradas afetadas está a BA-513, entre Maragogipe e São Roque do Paraguaçu, onde uma cratera se abriu, exigindo um desvio implantado no começo de fevereiro.
Outras interdições incluem o pontilhão em Angical, onde uma parte da estrada cedeu após o rompimento da Barragem de Ouriçangas, e a BA-381 (Quijingue-Cansanção), em que os encontros dos bueiros foram comprometidos.
Na BA-647, entre Palmeirinha e Aiquara, uma erosão comprometeu uma das cabeceiras da ponte sobre o Rio de Contas, enquanto na BA-130 um bueiro cedeu devido às chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas intensas devem persistir até quinta-feira (22), afetando não apenas a Bahia, mas também áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco.
Veja a lista das cidades que decretaram estado de emergência:
- Anagé
- Barra
- Cansanção
- Cicero Dantas
- Contendas do Sincorá
- Cotegipe
- Cravolândia
- Dário Meira
- Ibicuí
- Iguaí
- Ilhéus
- Itaju do Colônia
- Lagoa Real
- Medeiros Neto
- Milagres
- Monte Santo
- Muquém de São Francisco
- Mutuípe
- Nova Canaã
- Quijingue
- São Miguel das Matas
- Saubara
- Ubaíra
- Wanderley
- Maiquinique
- Nordestina
- Valença
- Itororó
- Pedro Alexandre
- Santa Luzia