Depois de atingir o patamar de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) no último dia 16 de janeiro, a quantidade de água liberada (defluência) na Barragem de Sobradinho (BA) começa a diminuir. Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), atualmente a vazão, que já é de 3.000 m³/s, passará a partir desta quinta-feira (9) para 2.500 m³/s, chegando a 2.000 m³/s até a próxima segunda (13). No Reservatório de Xingo (AL), essa redução também está ocorrendo.
A redução gradativa ocorre diante da diminuição das chuvas na bacia do Rio São Francisco e da necessidade de seguir a curva do volume de espera do Reservatório de Sobradinho para o período.
Os valores indicados correspondem à defluência total, podendo ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Companhia destaca que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, principalmente, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. Ainda conforme a Eletrobras Chesf, é importante a não ocupação de áreas ribeirinhas, situadas na calha principal do rio, haja vista que, em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.
Carlos Britto / Foto: Ascom Eletrobras Chesf/divulgação