A barragem de Sobradinho atinge nesta segunda-feira (10), o ano de 2022, o volume útil com 60% de sua capacidade, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A vazão afluente (água que chega) é de 4.500 (quatro mil e quinhentos metros cúbicos por segundo. Detalhe: com a fortes chuvas que os afluentes do Rio São Francisco tem recebido, a vazão vai continuar subindo e a expectativa é que a barragem atinja novamente o volume máximo, proximo aos 100 porcento ainda neste ano de 2022.
Ouvido pela redação da REDEGN, o engenheiro Almacks Luiz Silva, graduado em Gestão Ambiental com especialização em Recursos Hídricos, Saneamento e Residência Agrária em Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Semiarido, e membro do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco, avalia que a expectativa é que a Barragem de Sobradinho receba muito mais águas devido as águas que estão chegando.
A Chesf alerta a população para a não ocupação de áreas ribeirinhas, especialmente na calha principal do rio, pelas condições emergenciais, respectivamente, com consequente aumento do nível do Rio São Francisco.
A Usina Três Marias TAMBÉM estar com a vazão afluente bastante elevada.
A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou a Agência Nacional de Águas. Informações do redeGN