Bombeiros combatem incêndio próximo ao novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Uma equipe de Bombeiros Civis Municipal  combatem um incêndio que atingiu uma área localizada às margens da BA-160, próximo ao novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa. O incêndio começou na semana passada, está sendo monitorado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar desde a última quinta-feira(16),  com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Brigada Municipal.

 

Por causa do calor intenso, as chamas alcançaram uma altura de aproximadamente dois metros, provocando bastante fumaça, chamando a atenção dos moradores da cidade e oferecendo risco aos usuários da rodoviária, devido à diminuição da visibilidade.

Equipe da Brigada Municipal

De acordo o secretario de meio ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio Flávio, o município vive um momento crítico, apresentando 18 focos de incêndios, sendo considerado um dos piores anos  dos últimos 8 anos. Ele destaca, que para enfrentar o grande aumento de focos de incêndio, a prefeitura precisou criar uma força-tarefa, junto  com o 20º Grupamento de Bombeiros Militar e  Brigada Municipal para buscar atender as ocorrências. No entanto as equipes  estão exaustas de tanto trabalhar, em função do aumento de focos de incêndios.

Lúcio   lamenta, que até o momento o município já perdeu mais de 3 mil hequitares, entre pastarem e vegetação de mata. E diante do momento enfrentado pelo município o secretário  faz uma apelo aos lapenses. “Pedimos que a população de Bom Jesus da Lapa não realize queimadas de forma alguma, pois além de prejudicar a fauna e a flora, há piora na qualidade do ar, agravando questões de saúde, e colocando  em risco também a vida das pessoas. Contamos com a colaboração de todos para que tenha um pouco de paciência, e espere chegar as  primeiras chuvas”.

Para evitar queimadas:

– Nunca queime o lixo doméstico e/ou entulhos e folhas secas. Um pequeno foco pode se alastrar e afetar áreas extensas;

– Quando realizar o plantio, respeite as áreas descobertas que acompanham a rede elétrica e as faixas de servidão. Evite riscos;

– Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas, pois eles facilitam o início de incêndio;

– Evite queimar pastagens ou áreas de plantação: procure alternativas sustentáveis e não se esqueça de fazer a manutenção dos aceiros;

– Acampou? Apague a fogueira com água ou abafe com terra;

– Ao identificar focos de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193) ou denuncie no telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (77) 3481-7445.