Diretor do SAAE Gerson Nunes fala sobre funcionamento da nova adutora da Lagoa Grande e novos projetos para o abastecimento de água em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: arquivo Notícias da Lapa

Em entrevista na manhã desta terça-feira (24) na Radio Bom Jesus FM, o Diretor do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa, Gerson Nunes, falou sobre a melhora no abastecimento de água nos bairros periféricos da cidade com a implantação da nova adutora.

Gerson explicou que a nova adutora implantada faz parte do projeto de reformulação do sistema de abastecimento de água da sede do município. A nova adutora fortaleceu a água nas áreas da Lagoa Grande , Fazenda Campos e também atende os bairros Recanto da lagoa , shangri-lá e Itapicuru.

A nova adutora faz o bombeamento da água da Estação na Nova Brasília para a parte mais alta da cidade, o que resultou numa melhora do fornecimento e a expectativa é que não haja problemas de falta de água, mesmo em tempos quentes, onde o consumo no Centro é maior ou em períodos de romaria.

Durante a entrevista ao jornalista Ailton Alegria, o diretor do SAAE falou que o SAAE fez outras adutoras que formarão um Anel de Distribuição, “é a maior rede em extensão e diâmetro feita até então na sede do município e que logo logo será concluída, faltando apenas o trecho na região do Vale Verde e novos loteamentos próximos ao Vila Nova. Com isso, vamos melhorar consideravelmente o abastecimento de água em toda a sede do município”, disse Gerson Nunes.

Nova estação de tratamento (Adutora da Fé) será no Bairro Lagoa Grande

Gerson informou que a prefeitura já fez a desapropriação da área onde será erguida a nova ETA – Estação de Tratamento de Água de Bom Jesus da Lapa. Será no Bairro Lagoa Grande. A CODEVASF nos próximos dias deve iniciar a obra. A Adutora da Fé como é chamada deverá custar aproximadamente 20 milhões de reais e atenderá a sede e zona rural de Bom Jesus da Lapa e futuramente as cidades de Riacho de Santana e Igaporã.

O SAAE tem planejado as ações e buscando fontes e alternativas para atender a população da cidade que cresce cada vez mais. Foi também construída a estação elevatória de água no Bairro Salinas e em breve estará em pleno funcionamento. Fora feito os projetos para levar água tratada para a Barrinha e Ilha da Canabrava e o prefeito Fábio Nunes junto com Eures está empenhado na busca de recursos para execução destas obras.

Gerson destacou a recém-inaugurada adutora do Projeto Formoso que graças a parceria com a CODEVASF a obra pôde ser realizada para levar qualidade de vida as famílias do Formoso. “Somos gratos a parceria com a Codevasf que vem trabalhando muito forte no Nordeste do País e em Bom Jesus da Lapa temos a felicidade de ter muitas ações desenvolvidas pela mesma que é também parceira do município”.

A Câmara de vereadores também foi lembrada por Gerson Nunes “que é parceira em ações constantes” e inclusive aprovou o Plano Municipal de Saneamento Básico, com seus vereadores que estão ao lado da Autarquia em busca de melhorias.

“ Nosso desejo é ter água tratada e não apenas água de poço nas comunidades”, “São 54 anos que o SAAE está na ativa atendendo a população e se fortalecendo para melhor servir ao povo de Bom Jesus da Lapa”, finalizou