Com romaria virtual, visitação ao Santuário do Bom Jesus da Lapa  é reduzida para evitar aglomeração 

0
GrupoSCosta-350x250px
Romeiro pagando promessa/Foto: acervo do Santuário do Bom Jesus

Com a realização da tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa de forma virtual, pelo segundo ano consecutivo, a gruta sagrada, que costuma ser visitada por milhares de fiéis todos os anos, nesse período, teve o horário de visitação reduzido. Também foi estabelecido um limite de pessoas dentro do espaço, para evitar aglomerações. As medidas foram tomadas com prevenção ao novo coronavírus.

O  Santuário fica  aberto das 6h ás 14h30 para que as pessoas tenham  oportunidade de visitar o espaço

O  Santuário fica  aberto das 6h ás 14h30 para que as pessoas tenham  oportunidade de visitar o espaço. Estão sendo realizadas celebrações  às 6h45 e outra às 9h   na Gruta da Soledade,  que permite a presença de fiéis, com a ocupação de apenas   50%  do espaço, conforme determinação do decreto Estadual.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Depois da missa das 9h, as grutas  da Soledade, Santa Luzia, de Belém e da Ressurreição ficam abertas  para visitações até às 14h30, assim como os portais construídos no entorno do Santuário. Já as celebrações da tarde, das 15h, das 17h, e a principal, a das 19h, acontecem  de forma  virtual, e conta com a presença apenas das pessoas que  estão credenciadas, as quais estão  envolvidas nas celebrações,  como: leituristas, músicos, seguranças, imprensa, entre outros, que tem credenciais.

Missa das 19h na Esplanada do Santuário do Bom Jesus com a participação de apenas 100 pessoas/Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Já a missa das 19h, que são  realizadas na Esplanada do Santuário, tem a participação de  apenas 100 pessoas.

Presença de romeiros na Esplanada do Santuário

A subida ao morro e acesso a Gruta dos Milagres está  proibido.

No dia 6 de agosto, dia da festa do Bom Jesus, uma programação especial começará com missa solene às 7h. Pela tarde, às 16h, a imagem do Bom Jesus vai percorrer as ruas da cidade em cima do carro do 20º Grupamento de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa.

A Romaria de Bom Jesus da Lapa é a terceira maior do Brasil. No período dessas festa religiosa a cidade vive dias de intenso movimento. Igrejas e ruas lotadas. Hotéis cheios, comércio local movimentado e também a presença de vendedores de outros locais. Com esta pandemia a romaria precisou ser reinventado (virtual) e o restante da cidade também busca se reencontrar, de forma a não sofrer economicamente e não perder a magia que faz de Bom Jesus da Lapa uma das cidades mais bonitas do mundo por conta do Rio São Francisco e do Santuário do Bom Jesus, patrimônio da humanidade.