A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em uma operação conjunta com a Polícia Militar (PM-BA) apreendeu mais de 500 kg de de carne clandestina em Serra do Ramalho na madrugada desta segunda-feira(12). O motorista do veículo que carregava a carne foi detido.
De acordo o gerente administrativo da ADAB do Território Velho Chico, Artur Pereira de Santana Neto, o “infrator foi detectado no centro da cidade de Serra do Ramalho”, após várias denuncias na Ouvidoria do órgão. Ele afirmou ainda, que o homem detido pela Polícia Militar foi apresentado nas delegacia da Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, onde confessou furtar gado, suínos e caprinos.
Já o Diretor de Inspeção de Produtos Agropecuária da Adabe, Rafael Mendes, destacou a importâncias das ações que vêm sendo feitas em conjunto com a Polícia Militar e as vigilâncias sanitárias dos municípios na região do Território Velho Chico.” Vale ressaltar a importância dessa ação pois visa minimizar os impactos negativo do abate informal, o abate esse que leva risco à saúde pública, pois não atende os pré-requisitos mínimo em relação ao bem-estar animal, ao bem-estar do ambiente e, consequentemente, a saúde pública”.
Rafael Mendes destaca ainda, que esse tipo de ação vem minimizando os roubos de animais na região, já que a ADAB vem recebendo de muitas denúncias de proprietários”. E na oportunidade, ele faz um apelo aos consumidores para que selecione uma carne que tem sua origem. “Carne essa que pode ser com Selo de Inspeção Municipal, SIM, o Selo de Inspeção Estadual, o CIE ou Selo de Inspeção Federal CIF.
Ação foi realizada após várias denúncias anônimas na Ouvidoria do órgão, e teve como objetivo inspecionar o transporte e comércio de carne clandestina ou em desacordo com as normas sanitárias, assim como averiguar a origem da carne. Todo o produto apreendido foi incinerado.