O Rio São Francisco recebeu boa quantidade de água por conta das chuvas em 2020, que foram mais regulares, com o registro de duas cheias, e ajudaram o rio a manter o nível acima do normal durante todo o ano. Já em 2021, não foi da mesma forma, as chuvas não foram suficientes para resolver a questão do abastecimento hídrico. Em maio, começo do período da seca, em Bom Jesus da Lapa, o Velho Chico já começa a dar indicativos que este ano as coisas não serão fáceis para os ribeirinhos.
Em nova medição realizada na manhã deste domingo(30), na régua instalada para mediações da Ponte Gercino Coelho, mostram que o nível do rio continua baixando, e marca 3 metros, conforme o monitoramento feito para Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.
Diferente dos registros efetuados no ano passado, os bancos de areia já começaram a aparecer com maior intensidade no trecho do São Francisco que passa na cidade de Bom Jesus da Lapa, antes do final do primeiro semestre de 2021. Sem ocorrência de chuva na região, o Velho Chico vem perdendo vasão.
“O nosso rio vem segurando água nos últimos anos. No ano passado, a gente ficou com o rio cheio durante todo o ano, e os bancos de areia não apareceram. Foi um ano bom. Já esse ano, tivemos umas chuvas boas, ele vazou e encheu muitas lagoas, só que a água não segurou igual o ano passado, que teve duas cheias. E agora, o nosso rio voltou a ficar baixo novamente, e a gente fica preocupado, esperando que Deus mande chuva”, disse José Alves .
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.