O incêndio iniciado na última sexta-feira (20) na Serra da Bandeira, em Barreiras, no oeste da Bahia, e que foi controlado no domingo (22), destruiu 50 hectares da serra, área equivalente a 50 campos de furebol, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militares.
Anda segundo os bombeiros, as chamas alcançaram cinco metros de altura e se aproximaram da BR-242, que liga Barreiras a Brasília. A rodovia precisou ser interditada, mas nesta segunda-feira (23) já estava liberada.
O incêndio também foi próximo ao aeroporto de Barreiras, mas nenhum voo foi cancelado, porque o incêndio atingiu uma área do lado oposto à pista de decolagens e aterrissagens.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, não há mais chamas aparentes na região e, agora, começa a fase de monitoramento, na qual os bombeiros procuram por algo queimando, sem gerar fumaça.
“Ontem [sábado] a gente teve um dia crítico, tivemos um combate bem intenso na região. Ainda temos bombeiros militares dentro da Serra para combater o incêndio”, explicou o capitão da coorporação, Márcio Jansen.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que causas do incêndio só serão identificadas após perícia na região. Apesar disso, a corporação pede que a população tenha cuidado com a mata para evitar incêndios. “Peço a população para tomar cuidado com o uso do fogo. Não usar o fogo para queimar lixo ou limpar terreno. Cuidado para não jogar pontas de cigarro nos locais”, pediu Jansen. (Barreirasnoticias)