por Bahia Notícia
Chegou à Bahia uma nova remessa com 629.350 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (14). O número recebido é maior do que era esperado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na quinta (13) o secretário Fábio Vilas-Boas anunciou que o lote previsto era de 566.750 doses de vacinas.
A carga chegou em dois aviões que pousaram no aeroporto de Salvador por volta das 9h40 e 11h10. Do total de doses recebidas, 438.750 foram produzidas pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e 190.600 pelo Butantan/Sinovac.
Todas as vacinas serão destinadas para a aplicação da segunda dose, completando o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose.
A Sesab informou que todos os municípios estão aptos a receberem as vacinas. Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta sexta-feira para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas serão distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega para os 417 municípios do estado da Bahia.
Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 5.683.440 doses de vacinas recebidas, sendo 2.984.800 da Coronavac, 2.602.700 AstraZeneca/Oxford e 95.940 da Pfizer.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas ressalta que, em virtude do anúncio do Instituto Butantan de falta de insumos e paralisação da produção de vacinas a partir de hoje, mesmo com a chegada de novas doses, o cenário é muito preocupante. “Caso seja necessário, teremos que adotar um plano de contingência emergencial para garantir as segundas-doses de quem fez uso da Coronavac”, pontua.