A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa debateu, na manhã desta segunda-feira(10), ações de fortalecimento de políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres diante do cenário de violência. Promovida pela Comissão de Direito das Mulheres da Casa, a audiência foi proposta pelo Vereador Gedson Nascimento(PSC) e as vereadoras Maria Leles(PP) e Jamima Queiroz(PSD).
Participaram do debate representações, como: Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB), Faculdade Pitágoras, 20º Grupamento de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa, IF Baiano e outras mulheres atuantes do município.
Durante as falas, as representações cobraram maior empenho e fortalecimento da luta para criação de equipamentos de atenção as mulheres em situação de violência, bem como mais acesso a informações sobre os mecanismos de proteção importantes para romper com o ciclo da violência, que fortaleçam a voz da mulher.
Também foi falado da realidade da violência doméstica em Bom Jesus da Lapa, bem como estratégias para prevenir e punir esse tipo de crime, com destaque para a importância do fortalecimento da Ronda Maria da Penha que já funciona no município, como também da necessidade da criação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).
Para os vereadores presentes, a audiência teve seu objetivo alcançado que era ouvir as mulheres, e construir uma proposta que possibilitará ampliar o debate com os demais parlamentes .
Ao final do encontro, ficou encaminhado a proposta de criação de um grupo de trabalho para debater políticas públicas de de interesse da mulheres, que contará com a participação Comissão de Direito das Mulheres e das representações presentes na reunião.