O perímetro de irrigação do Projeto Formoso, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) localizado no município de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, passou a ser reconhecido como o maior produtor de banana do Brasil, no entanto a realidade vivida pelos produtores diante da falta de infraestrutura passa despercebida pelo poder público. Mesmo sendo destaque na geração de emprego e renda para o município e região, os produtores vivem ausência de condições das estradas.
De acordo com os produtores, que residem no perímetro irrigado, as condições precárias da estrada têm trazido enormes prejuízos e transtornos, principalmente, para o escoamento da produção.
E nesta terça-feira(17) mais uma carga teve um grande prejuízo em função das péssimas condições das estradas. “É mais um absurdo do Projeto Formoso, causado por causa das estradas. A gente passa tem uma drenagem e a estrada passa por cima desse dreno, mais a estrada é curto e não deu para passar o caminhão, aí ele caiu a traseira no dreno, a gente teve que cortar as cordas pra o caminhão não tombar”, relatou um dos produtores.
“Essa situação já tem virado uma realidade que deixa a gente em alerta na hora de escoar a nossa banana. Só ouvimos promessas e ninguém faz nada pela gente, só usam o nosso nome como gerador de renda para Bom Jesus da Lapa, no entanto, na hora de investir, de dá o retorno do que contribuímos para o município, nada é feito. Tem aqui o Distrito, que representa a CODEVASF e tem a prefeitura municipal que está na cidade, que nós também fazemos parte, no entanto nada é feito. Estamos esquecidos, lembram da gente em alguns momentos, depois nada é feito. Para você ter uma ideia, o governador veio aqui, prometeu que iria ajudar a revolver essa situação, e até hoje, nada aconteceu”, frisou.
“Esse tipo de acontecimento envolvendo acidentes com caminhão carregado de banana no Projeto Formoso não é a primeira vez, passa a e entra ano e nada acontece, já teve outros fatos”, alerta.
Se há algo que impede que a produção da banana seja ainda mais competitiva e supere desafios no cenário regional e nacional, são os problemas enfrentados por quem produz na hora de escoar o principal produto do Projeto Formoso, precisando de ações eficiente das representações política e do poder público.