O Ministério da Saúde autorizou mais 2,7 mil leitos de UTI adulto em 22 estados para atendimento exclusivo aos pacientes com covid-19, em caráter excepcional e temporário. Para isso, duas portarias foram publicadas, , em edição extra do Diário Oficial da União.A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos.
A Bahia está inculsa na portaria 499/21.A autorização destina 354 vagas ao estado, distribuídas por Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Paulo Afonso e Remanso. A mesma portaria abrange os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 61,4 milhões.
Já a Portaria nº 501/21 autoriza a instalação de 1.499 leitos de UTI adulto em mais de 70 municípios nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Os recursos de custeio para essas unidades será de R$ 71,9 milhões mensais. Com informações da Agência Brasil.