A prefeitura de Bom Jesus da Lapa publicou no Diário Oficial do município desta quarta-feira(10), uma dispensa de licitação contratando a empresa AS Engenharia Eireli – EPP para Construção de uma subestação elétrica 500 kVA e serviços complementares para os leitos de UTI no Hospital Municipal Carmela Dutra. O valor do contrato é de R$ 2.317.000,00, sendo R$ 1.358.148,91 para o Lote I e R$ 958.851,09 para o Lote II.
O contrato, em caráter emergencial, foi feito através de um convênio entre a prefeitura de Bom Jesus da Lapa e o Governo do Estado, após reunião realizada no início da semana, entre o governador Rui Costa(PT) e o prefeito Fábio Nunes(PSD). Do valor total da obra, R$ 1.130.000,00 serão com recursos próprios do município, e a outra parte do governo do Estado.
Desta forma, de acordo com o a prefeitura, o contrato emergencial foi feito após solicitação do Governo do Estado, para contratação da mesma empresa que executou as obras de ampliação do Hospital Carmela Dutra, para garantir que os leitos de UTIs entrem em funcionamento o mais breve possível. Já que essa é a última etapa que falta para os equipamentos começarem a funcionar.
As obras de ampliação do Hospital Municipal Carmela Dutra foram incitadas em 2018, através de um convênio entre o município e Governo do Estado. O funcionamento dos leitos de UTI são aguardados pela população de Bom Jesus da Lapa desde o ano passado. O assunto ganhou maior repercussão nos últimos dias, principalmente por conta do agravamento do cenário com novos casos diários de COVID-19. Com isso, a expectativa da população lapense e da região é que essas unidades, que são equipadas com respiradores, possam ajudar na recuperação dos pacientes e salvar vidas.