por Alexandre Santos/Bahia.ba
O governador Rui Costa (PT) afirmou que a Bahia poderá assistir nas próximas semanas “cenas dramáticas” em razão do iminente colapso em seu sistema de saúde. Para o governador, trata-se apenas de uma “questão de tempo”.
“Infelizmente, eu acho que essas cenas nós vamos presenciar em vários lugares no Brasil. Eu diria que hoje a situação está para eclodir, pra explodir. Em vários estados as UPAs estão lotadas, estão com gente já no corredor. Os hospitais não têm vagas. Então é a antessala da recusa do paciente na porta. Você começa a botar pra dentro, já não tem mais os ambientes normais pra acolher as pessoas, que são as salas específicas, como nas UPAs”, declarou o governador na noite desta quarta-feira (3), em entrevista ao programa Ponto a Ponto, da BandNews TV.
“Nós estamos a um passo disso, vários estados brasileiros. É questão de tempo, de semanas. O efeito e cascata e vai alcançar todos os estados. A situação vai se espalhando. É difícil não presenciar essas cenas dramáticas. Exceto se a gente conseguisse vacinar em uma semanas, 15 dias, um grupo substantivo de idosos que são as pessoas que ao fim e ao cabo são as pessoas que vão parar nas UTIs.”, acrescentou ele.