Mesmo não estando na lista dos municípios que tiveram o toque de recolher determinado pelo governador Rui Costa, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa oficializou na tarde desta sexta-feira (19) o início do toque de recolher no município a partir de hoje. A medida visa evitar a propagação da Covid-19 e diminuir o número de casos ativos da doença no município.
Conforme o decreto nº 064/2021, a restrição compreende o período das 22h às 5h do dia seguinte, de segunda a domingo, quando ficam proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, com exceção de deslocamento para serviços de saúde ou farmácias. Os serviços de entrega em domicilio estão autorizados, desde que sejam seguidas as normas vigentes emitidas pela vigilância sanitária municipal.
A determinação também proíbe a realização de eventos esportivos (campeonatos, torneios, babas), qualquer modalidade esportiva que seja de contato físico direto.
Ainda de acordo o Decreto, os estabelecimentos comerciais deverão manter distanciamento de 1,5 mts entre as mesas. Já os templos religiosos, as reuniões, os comércios em geral, sejam em lugares fechados ou ao ar livre, deverão manter o distanciamento de 1,5 mts por pessoa para o funcionamento. E todos os estabelecimentos deverão álcool em gel e termômetro para aferir a temperatura corporal na estrada de todos os clientes e usuários do espaço.
A restrição não se aplicará aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde. A Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros continuarão responsáveis por a medida necessária adotada pelo Município.
Segundo o prefeito Fábio Nunes, paralelo às determinações municipais, a gestão de Bom Jesus da Lapa, através os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, continua avaliando diariamente o cenário epidemiológico do município para a tomada de decisões e na execução das medidas preventivas, adotadas por cada secretaria nos assuntos de suas respectivas responsabilidades.
O gestor reitera os cuidados e protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. O uso de máscara de proteção, álcool em gel e o distanciamento social continuam sendo obrigatórios e indispensáveis para a prevenção da doença.