O cenário provocado pelo Coronavírus em Bom Jesus da Lapa atinge nível crítico com a ocupação de 100% dos leitos destinados a Covid-19 e pode piorar. Esta é a avaliação feita pela Secretaria Municipal de Saúde.
A confirmação e o alerta foram feitos através do site oficial do município, que confirma a ocupação total dos leitos, já informada pela SESAB, e chama à atenção da população para o risco de agravamento da situação.
A Secretaria de Saúde lapense informa que “o número de casos referentes à COVID-19 voltou a subir desde o final do ano passado em todo país, mas em 2021 houve uma nova explosão de internações e a Bahia se encontra em estado de alerta extremo, com diversos pontos com 100% de ocupação dos leitos destinados ao Coronavírus.”
E alerta que “Bom Jesus da Lapa também apareceu nos informes da SESAB tendo a ocupação dos seus leitos no Hospital Carmela Dutra em 100%, é a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia e pode se agravar ainda mais se a população não voltar a ter os cuidados do início da pandemia.”
Festas clandestinas de carnaval
Há denúncias, segundo a secretaria, de eventos carnavalescos clandestinos. “Festas clandestinas de carnaval que faz com que os jovens sejam vetor de contaminação e disseminação do vírus acelerando a contaminação”, diz a nota.
Para evitar o caos, “o pedido é para que o uso de máscara continue e seja rotina em todo os lugares, não só em idas ao mercado, evitar aglomerações e confraternizações, uso contínuo de álcool em gel e evitar lugares onde possa haver contato físico com demais pessoas” finaliza a publicação.
Com objetivo de “evitar o pior”, como a falta de leitos de UTI nos hospitais da Bahia, o governador Rui Costa (PT) anunciou nesta terça-feira(16), que o Estado terá toque de recolher. A medida durará por sete dias, a partir da próxima sexta-feira (19), das 22 às 5h. A medida valerá para todo o estado, exceto as cidades de Irecê e Jacobina, além da região Oeste do estado.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.