(Informações do Portal Lapa Oeste)
O Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, atingiu 100% de ocupação, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no último sábado (13). A mesma situação ocorre em hospitais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, segundo G1 Bahia.
O agravamento nos números da pandemia na Bahia levou o governador Rui Costa a fazer um apelo, em evento político realizado no final de semana, alertando para a necessidade de prevenção por parte da população. No entanto, se os hospitais atingem a capacidade máxima de acolhimento dos pacientes, em várias cidades as aglomerações continuam, potencializando a transmissão do novo coronavírus.
“Estamos com vários hospitais nossos com 100% de ocupação de Covid. 100%, vários. Ou seja, o momento é muito grave. Então eu faço um apelo a vocês: nós estamos chegando no limite da quantidade de leitos possíveis. Tem gente, ou porque cansou ou porque acha que como começou a vacinar já pode tirar a máscara. Por favor, saiu na rua, use máscara. Isso aqui [a máscara] não é vacina, mas isso aqui reduz muito a taxa de contaminação. Então eu peço a vocês que usem máscara, façam da higienização das mãos uma rotina já”, alertou Rui.
Em outra lista, o Correio da Bahia informa que os hospitais sem vagas na Bahia são: Hospital Geral Cleriston Andrade (100% de ocupação de leitos clínicos – Feira de Santana), Hospital Santa Helena (100% de ocupação de leitos de UTI adulto – Camaçari), Hospital De Campanha Covid19 Itaigara Memorial (100% de ocupação de leitos clínicos – Salvador), Hospital do Subúrbio (100% de ocupação de leitos clínicos – Salvador), Hospital Regional Dantas Bião (100% de ocupação de leitos clínicos – Alagoinhas), Hospital Regional Costa Do Cacau (100% de ocupação de leitos clínicos – Ilhéus), Hospital Calixto Midlej Filho (100% de ocupação de leitos clínicos – Itabuna), Hospital Manoel Novaes (100% de ocupação de leitos de UTI pediátrica – Itabuna), Hospital São Vicente (100% de ocupação de leitos de UTI adulto – Jequié).
De acordo com o jornal, a Sesab informou que, na última semana, os números demonstraram uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.