O risco de morte pela Covid-19 para pacientes jovens com diabetes tipo 2 é comparável ao risco de idosos sem a comorbidade. A conclusão é de um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra.
Cientistas analisaram dados de três estudos com informações de 23 milhões de pessoas do Reino Unido para identificar a relação.
Os pesquisadores ingleses perceberam que, diferente do que se imaginava, a possibilidade de agravamento do quadro da infecção é maior entre os diabéticos mais jovens quando comparados aos diabéticos mais velhos.
Durante a realização do estudo os cientistas estabeleceram a “idade Covid”. Que se trata de um índice que representa a soma do risco adicional de morte pela diabetes em relação a idade do paciente (quando comparado com pessoas não-diabéticas).
A partir desse indicador foi possível identificar que as pessoas de 50 anos com diabetes tipo 2 apresentaram um risco de mortalidade por Covid-19 equivalente ao de um indivíduo de 66 anos sem a doença.
A pesquisa também mostra que entre as pessoas com diabetes na faixa dos 40 anos de idade o risco adicional de mortalidade foi equivalente a cerca de 20 anos de idade cronológica . Isso quer dizer que o risco de mortalidade é semelhante ao de uma pessoa de 60 anos sem diabetes. (Bahia Notícia)