A cidade turística de Correntina com tradição de promover o carnaval na região oeste da Bahia, às vésperas da festa, os moradores sempre viveram a expectativa de dias de agitação e de receber milhares de visitantes da região e dos estados de Goiás, Brasília(DF) e Tocantins. Mas este ano, por conta da pandemia da COVID-19, o carnaval vai “passar em branco”, sem nenhuma festa e com os pontos turísticos fechados.
A Prefeitura de Correntina publicou um Decreto, suspendendo todas as atividades do carnaval na cidade para evitar aglomerações e amenizar os riscos de propagação do coronavírus. E as autoridades policiais serão comunicadas para que adote as providências cabíveis em caso de ocorrência de desobediência das medidas sanitárias i estabelecidas pelo município.
A gestão municipal argumenta que suspende qualquer atividade que acarrete aglomeração de pessoas, tais como eventos religiosos e desportivos, feiras, shows e festas públicas e privadas, além de comemorações individuais ou de pequenos grupos em áreas públicas ou privadas, com base em uma Recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia e no princípio de proteção à população.
A prefeitura também criou barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, entre os dias 10 e 17 de fevereiro, e de terminou o fechamento da orla do rio, das 7 Ilhas e dos praiados nas comunidades de Manoel Mendes, Cerco, São Manoel, Silvania, Caruaru, Praia e Aparecida do Oeste pelo período compreendido entre 12 a 17 de fevereiro de 2021, ficando definitivamente proibida a circulação de veículos, pessoas e de comércio ambulante.
Confira todas as medidas aqui.