Moradora do Abrigo dos Pobres, Maria da Glória, de 90 anos, figura bem conhecida na cidade, foi a primeira pessoa vacinada em Bom Jesus da Lapa. Ela recebeu uma dose do imunizante contra o vírus da covid-19 por volta das 8h desta quarta-feira(20).
O ato realizado no Abrigo dos Pobres, contou com a presença do prefeito Fábio Nunes, secretária de saúde Euler Nogueira e da diretora da Vigilância em Saúde Laís Sento-Sé.
De acordo o Plano de Vacinação divulgado pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa, a primeira remessa da vacina será para profissionais em linha de frente à Covid, síndromes gripais e que atuam nas salas de vacinação, conforme sugestão da Secretária do Estado que foi acatada. Com isso os idosos acima de 75 anos que pertencem a Fase 01 contudo serão vacinados na segunda remessa dessa fase.
A Fase 01 será voltada para trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas em casas de permanência, como o abrigo dos pobres.
A Fase 02 terá como público alvo idosos de 60 a 74 anos.
A Fase 03 tem como foco pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e pessoas com obesidade.
A Fase 04 será para profissionais da área de educação, pessoas com deficiência severa, primeiros socorristas, funcionários dos sistemas prisionais, trabalhadores de transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e pessoas privada de liberdade.
Nessa primeira etapa, a vacinação ocorrerá em diferentes pontos do município, de forma itinerante no Hospital Municipal Carmela Dutra, UPA e Centro de Covid.
CoronaVac
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último domingo, 17, o uso emergencial da CoronaVac. Com as vacinas entregues aos estados, os governos estaduais são responsáveis por levar as doses até os municípios, em parceria com o Ministério da Defesa.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.