O ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, esteve na Rádio Nova FM de Serra do Ramalho nesta terça-feira (5) e concedeu uma entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, de Ailton Alegria. Na oportunidade, o ex-chefe do Executivo lapense falou do seu futuro político, e que poderá assumir um cargo no Governo Federal, a Superintendência Regional da Fundação Nacional da Saúde na Bahia (Funasa) ou a assessoria da Governadoria Especial para a região Oeste do Estado, a convite do Governador Rui Costa(PT). Ribeiro deverá decidir até fevereiro qual cargo irá assumir.
Mesmo falando de vários assuntos, o tema principal da entrevista de Eures Ribeiro foi sobre a antiga gestão de Serra do Ramalho, do ex-prefeito Ítalo Rodrigo(PSD). Ele afirmou que o mês de dezembro de 2020, foi o mês que mais entrou dinheiro nos últimos sete anos, e que assusta as contas da prefeitura serramalhense não ter dinheiro, já que não pagou o 13º, terço de férias e o salário dos servidores do mês de dezembro. Ele disse que “isso é muito triste e grave”, e questionou: “o que aconteceu em Serra do Ramalho? O que aconteceu? […] que desceu sobre esse município, que quando desceu, levou nada mais, nada menos, levou R$ 9.179.648, 12.
O ex-prefeito afirmou que o valor de mais de 9 milhões foi o valor que entrou nas contas da prefeitura de Serra do Ramalho só no mês de dezembro de 2020, e que “magicamente desapareceram das contas públicas”. Ele questionou como Ítalo Rodrigo conseguiu gastar esse valor sem gastar nada, e sem pagar ninguém. “Porque os fornecedores não receberam, e o que é pior, os servidores públicos também não receberam”.
Ribeiro disse que foi participar da entrevista, “decretado, como cidadão comum”, “como cidadão serramalhense”, só para exigir do ex-gestor uma explicação. “Se é que tem uma explicação para uma situação como essa”: “como desaparece mais de R$ 9 milhões das contas da prefeitura de Serra do Ramalho?”, questionou.
Eures disse ainda, que ficou neutro nas eleições de Serra do Ramalho, não apoiando a candidatura de Ítalo Rodrigo a reeleição, em função das coisas erradas que o ex-gestor fez. E sugeriu ao novo prefeito serramalhense, Lica, fazer uma auditória nas contas da prefeitura.
Assista a entrevista completa:
Até o momento o ex-prefeito Ítalo Rodrigo não se posicionou oficialmente sobre a declaração de Eures Ribeiro. O espaço fica aberto para sua resposta.