Expectativa é de chuva neste início de janeiro para manter situação do Rio São Francisco confortável

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Informações do RedeGN

Rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O nível de água do Rio São Francisco deve aumentar consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. A expectiva é dos especialistas em recursos hidrícos. A maior parte da água que aumenta a vazão do Rio São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas.

O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. Ano passado o acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

Quando existe o aumento do volume da água do Rio São Francisco é percebido desde a região da nascente, no Norte de Minas, em São Roque de Minas até municípios baianos como Carinhanha e Bom Jesus da Lapa. A principal nascente do Velho Chico que se encontra no Parque Nacional da Serra da Canastra.

A enchente no Rio das Velhas é provocada, sobretudo, pelos temporais registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pois no afluente do Rio São Francisco deságuam o Ribeirão Arrudas e o Ribeirão Onça, que cortam a capital. O Rio das Velhas nasce no município de Ouro Preto e percorre 51 municípios até desaguar no Rio São Francisco, no distrito de Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma, abaixo de Pirapora.

Os municípios de Malhada e Carinhanha, no Oeste da Bahia, são os primeiros a receberem as águas do Velho Chico em território baiano e também existe a expectativa neste ano de 2021 que se repita o ano ano passado quando foi apresentado aumento no volume de água.