Faltando pouco menos de duas semanas para as Eleições 2020, a Polícia Militar da Bahia realiza os últimos ajustes para o emprego do efetivo na Operação Eleições Municipais 2020 em Paz. O objetivo da ação é garantir a segurança dos eleitores no exercício do direito ao voto, bem como combater os crimes eleitorais, nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Riacho de Santana.
A reunião foi realizada no auditório do Colégio Modelo de Bom Jesus da Lapa, e contou com um grande número de policiais da 38ª CIPM.
De acordo o Tenente coronal Normanha, assim como tem sido realizado em todos os pleitos anteriores, a Polícia Militar será partícipe dos processos democráticos e do fortalecimento do exercício dos direitos na região de Bom Jesus da Lapa, em mais uma eleição. Ele destaca que todos os policiais já estão orientados e cientes do momento que se aproxima, tendo como um grande parceiro das forças de segurança o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia(TRE-BA), bem como Ministério Público e Poder Judiciário local.
O Comandante destacou, que o efetivo irá trabalhar dentro e fora dos locais de votação. Ele também destacou que os policiais continuarão as rondas ostensivas e o patrulhamento normalmente em toda a cidade para evitar qualquer crime eleitoral. Nos dias que antecedem o pleito, a PM deverá intensificar o reforço nos quatro municípios.
A 38ª CIPM está desenvolvendo trabalho preventivo com a tropa, em relação a Covid-19, e para melhorar ainda mais os serviços prestados no dia da eleição, a Unidade está construindo uma NGA – Normas Gerais de Ações, para ser distribuído para todos os policiais que irão atuar nas eleições.
As eleições municipais acontecem no dia 15 de Novembro e, vale ressaltar que, o eleitor que não estiver usando a máscara de proteção, não poderá votar.