Eleições 2020: Cartório Eleitoral de Bom Jesus da Lapa reforça  recomendações sanitárias aos candidatos e eleitores contra o coronavírus

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Reprodução

Nos dias 15 e 29 de novembro, o eleitor tem a nobre missão de ajudar a definir o futuro da sua cidade. O contexto em que acontecerá as Eleições Municipais 2020 é diferente e desafiador em razão da pandemia da Covid-19. No entanto, a Justiça Eleitoral tem tomado todas as medidas necessárias para garantir um processo eleitoral sem riscos a saúde do eleitor em todo país.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia(TRE-BA), através do  Cartório da 71º Zona Eleitoral, responsável pelos município de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do  Mato, reforça o pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para que candidatos e eleitores sigam todas as recomendações sanitárias a fim de evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A chefe do Cartório,  Kamyla Maciel Xavier,  destaca, que todas as seções eleitorais de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do Mato estarão  abastecidas com álcool em gel, para que os eleitores e quem estiver trabalhando no dia da votação possam limpar suas mãos. Além disso, os mesários deverão verificar os documentos do eleitor à distância. E em casos de dúvida no momento de identificação, o mesário poderá solicitar ao eleitor abaixar a máscara brevemente para fazer o reconhecimento facial, evitando se comunicar verbalmente durante esse tempo.

Orientações:

Os eleitores deverão ter o cuidado de levar uma caneta pessoal para assinar o caderno de votação. Também é importante levar uma cola com o número dos candidatos para agilizar o processo de votação.

Os eleitores serão orientados ainda a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar e devem permanecer nos locais de votação apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante. Além disso, é necessário manter a distância mínima de 1 m e evitar o contato físico com outras pessoas.

Vale destacar que, este ano, o horário de votação será das 7h às 17h, sendo o intervalo entre 7h e 10h reservado para atendimento preferencial aos idosos e pessoas que integram o grupo de risco, o que não quer dizer que eles não poderão votar em outro horário.

Cada cidadão deve ficar atento aos sintomas de Covid-19. Se estiver com febre ou tiver contraído o vírus até 14 dias antes das eleições, não saia de casa.