Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira(24) na localidade quilombola do Rio das Rãs, zona rural de Bom Jesus da Lapa, o prefeito Eures Ribeiro anunciou o início de encascalhamento do trecho da BA-160 que se inicia no trevo da BR – 430, até o Território do Rio das Rãs, através de um convênio entre o Governo do Estado e o Consórcio Velho Chico que executará as obras.
Segundo o prefeito, o cascalhamento é o primeiro passo para a recuperação total do trecho, e que a luta vai continua em busca do asfaltamento. “Em breve, quero retornar para comunicar a pavimentação asfáltica do trecho e, para isso, continuo conversando com o Governador Rui Costa que nos atendeu, neste momento, com o cascalho”, disse.
O contrato de recuperação da via foi publicado no mês passado pela Secretaria de Infraestrutura, e recuperará com revestimento 66 km da BA-160. O valor da obra é de R$ 3 milhões, com prazo de 210 dias.
O contrato emergencial, por dispensar de licitação, foi feita após cobrança das representações, comunidades quilombolas da região, como também do poder político local. As representações afirma que continuarão lutando pela recuperação total da via, e espera agora, que a Secretaria de Infraestrutura elabore o projeto de recuperação asfáltica do trecho entre Bom Jesus da Lapa e Malhada.
A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Rio das Rãs, interior do município.