Pela primeira vez em Bom Jesus da Lapa e em todo o Brasil, o desfile cívico militar em comemoração ao Dia da Independência, não foi realizada devido à pandemia de Covid-19. Para o 7 de setembro não passar em branco, ocorreu nesta manhã uma cerimônia de hasteamento das bandeiras de Bom Jesus da Lapa, da Bahia e do Brasil em frente a Câmara de Vereadores e Desfile da Banda Bom Jesus, que contou com a participação dos alunos veteranos da Escola Agenor Magalhães.
O desfile simbólico homenageou duas figuras importantes de Bom Jesus da Lapa, um deles foi o Padre Francisco da Soledade, que foi o descobridor da gruta e responsável pelo surgimento da cidade, e o Monsenhor Turibio Vilanova que foi o primeiro historiador do município. O desfile também destacou e homenageou Bom Jesus da Lapa pelos seus 97 anos, comemorados no última dia 31 de agosto.
Participaram do ato o prefeito Eures Ribeiro, secretários e vereadores, Filarmônica Euterpe Lapense, além de representantes da Agência Fluvial da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Guarda Municipal, Maçonarias, Igrejas Evangélicas e Igreja Católica.
A proclamação da Independência ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, mas só em 1949 a data tornou-se feriado nacional por meio de uma lei sancionada durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. A Lei nº 662, de 6 de abril de 1949 foi alterada por meio da Lei nº 10.607 de 19 de dezembro de 2002, reforçando o caráter de feriado nacional. Era o 181o (centésimo octogésimo primeiro ano de Independência do Brasil.
Veja mais imagens: