Mesmo com a ocorrência de chuvas abaixo da média em agosto, o rio São Francisco iniciou o mês de setembro acima do normal na cidade de Bom Jesus da Lapa. Em nova medição realizada na manhã deste sábado(5), na régua instaladas nas mediações da Ponte Gercino Coelho, mostram que o nível do rio se m antem em 3,30 metros, conforme o monitoramento feito para Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.
Diferente dos registros efetuados em anos anteriores, os bancos de areia só começaram a aparecer no trecho do São Francisco que passa na cidade de Bom Jesus da Lapa no final no início do segundo semestre. E mesmo sem a ocorrência de chuva na região, o Velho Chico vem mantendo o nível acima da média normal.
Segundo Dona Maria Alice, que é responsável pelo monitoramento do rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa para Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, o nível do rio estabilizou acima dos 3 metros, o que não era normal em anos anteriores. Para ela a explicação pode estar nas duas cheias apresentadas pelo Velho chico no início do primeiro semestre, que fez o rio alcançar a maior média dos últimos 12 anos. A primeira cheia do ano fez o nível do chegar a 7,33 metros. Já a segunda, em 8,14 metros.
Já os relatórios mensais acerca da situação atual da Bacia do Rio São Francisco, apresentados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apresentados no início da última semana, a ocorrência de chuvas na bacia do São Francisco foi, mais uma vez, abaixo da média em agosto. Segundo os representantes do órgão, a primeira metade do ano hidrológico foi deficiente em se tratando de chuva.
CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA E FIQUE ATUALIZADO.